Reprodução Humana
As relações sexuais, mesmo que seja a primeira vez ou só uma vez, podem ter como consequência a gravidez.
Os vários métodos contraceptivos:
Métodos barreira:
- preservativo masculino
- preservativo feminino
- diafragma
- espermicidas
Métodos hormonais:
- pílula
- hormonas injectáveis
- implantes
Dispositivo intra-uterino:
Pequeno objecto metálico ou plástico colocado no útero pelo ginecologista. Pode, ou não, liberar hormonas.Dificulta a progressão dos espermatozóides até ás trompas e Falópio e impede a nidação do blastocisto. Aumenta a intensidade das hemorragias uterinas e a probabilidade de gravidez ectópica.
Métodos cirúrgicos ou definitivos:
- laqueação das trompas de Falópio
- vasectomia
Contracepção de emergência:
- pílula do dia seguinte- contém doses mais elevadas de estrogénios e progesterona do que a pílula contraceptiva normal e deve ser tomada até 72 horas após a relação sexual. atrasa ou iibe a ovulação , atrasa a progressão dos espermatozóides e impede a nidação.
Pílula
A pílula contém hormonas que evitam a libertação do oócito.
O médico é quem orienta qual pílula deve ser usada. No caso da pílula combinada, o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia da menstruação, depois uma em cada dia aproximadamente á mesma hora depois eapera-se uma semana até iniciar a próxima embalagem A ("menstruação") hemorragia de privação ocorrerá nesse intervalo.
A eficácia é alta, se usada correctamente, varia entre os 97 a 99,9%.
Preservativo
O presevativo é um método barreira, feito em látex, colocado no pénis em erecção e que retém o esperma. o preservativi masculino protege contra as doençãs sexualmente transmissíveis (DST).
O preservativo feminino é colocado na vagina, a qual a recobre na totalidade, onde retém o esperma.