A fermentação é um processo anaeróbio de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como bactérias e fungos, chamados nesses casos de fermentos.
Há dois tipos de fermentação:
- Fermentação aeróbica: ocorre na presença de oxigênio do ar, como por exemplo em: Ácido cítrico, Penicilina.
- Fermentação Anaeróbica: ocorre na ausência de oxigênio, como por exemplo em: Iogurte, Vinagre, Cerveja, Vinho.
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
Na fermentação alcoólica, o ácido pirúvico (3C) é descarboxilado e, assim, liberta CO2 e origina uma molécula de etanol (2C). Essa redução deve-se à transferência de um H do NADH, formado durante a glicólise, que passa à sua forma oxidada (NAD+), podendo ser novamente reduzido. O rendimento energético final é de 2 ATP, formados durante a glicólise, ficando grande parte da energia da glicose armazenada no etanol.
FERMENTAÇÃO LÁCTICA
A fermentação láctica é realizada por fungos e bactérias. Neste processo ocorre libertação de CO2, formando-se duas moléculas de ácido láctico por cada molécula de glicose. A capacidade de algumas bactérias recorrem a este tipo de fermentação é explorada pelo homem para a produção de iogurtes e queijo.
Fermentação lática é um processo também usado pelas células musculares para se recomporem quando se desgastam. Isto acontece quando estas células estão sujeitas a exercício físico intenso e baixos níveis de oxigénio, obrigando as células a produzirem grandes quantidades de energia.
FERMENTAÇÃO ACÉTICA
Fermentação Acética consiste na oxidação parcial, aeróbica, do álcool etílico, com produção de ácido acético. Esse processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial. Desenvolve-se também na deterioração de bebidas de baixo teor alcoólico e na de certos alimentos. É realizada por bactérias denominadas acetobactérias, produzindo ácido acético e CO2.
1 Comments:
muito interessante essa pesquiza que a daniela fez
parabens
Post a Comment
<< Home