biologia 12º ano

Thursday, March 22, 2007


SISTEMA IMUNITÁRIO







O sistema imunitário compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas.
Existem dois tipos de mecanismos de defesa: os inatos ou não específicos, como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a segregação de lágrimas; e o sistema imunitário não específico, como a ação direccionada dos linfócitos e a sua produção de anticorpos específicos.




DEFESA NÃO ESPECÍFICA


Os mecanismos de defesa não específica que impedem a entrada dos agentes patogénicos são as barreiras anatómicas (pele, mucosas e pêlos das narinas), as secreções (produzidas pelas glândulas sebáceas, sudoríparas, salivares e lacrimais) e os enzimas (existentes no suco gástrico).
Os mecanismos de defesa não específica que actuam sobre os agentes patogénicos que conseguiram transpor as barreiras externas são a reacção inflamatória, a fagocitose, o interferão e o sistema complemento.





FAGOCITOSE







CÉLULAS PARTICIPANTES DA RESPOSTA INATA



  • Diapedese

Passagem através dos poros dos vasos sanguíneos para os tecidos envolventes. O poro é muitomenor do que a célula, mas uma pequena parte da célula desliza através do poro e é comprimida até ao seu diâmetro.


  • Fagocitose

Captura, por endocitose, de células ou restos de células que são destruídas em vesículas digestivas. As células que realizam fagocitose são os fagócitos.

  • Quimiotaxia

Atracção dos leucócitos por certas substâncias químicas produzidas por microorganismos ou células injuriadas. Os leucócitos detectam alteracções na concentração destas substâncias e dirigem-se para as regiões de maior concentração.

1 Comments:

At 6:02 PM, Blogger Micaela said...

A ilustração deste tipo de defesa que apresentaste está muito bem explícita, demontrando as sua várias etapas de maneira sintetizada e esclarecedora!

 

Post a Comment

<< Home