Fertilidade
Fertilidade em Mulheres
Para as mulheres, fertilidade significa a capacidade de engravidar e ter um bebé.
Os anos reprodutivos da mulher começam quando ela inicia seus ciclos menstruais durante a puberdade.
A capacidade de ter um filhonor,normalmente acaba por volta dos 45 anos de idade, embora seja potencialmente possível para uma mulher engravidar até que seus ciclos menstruais acabem com a menopausa (por volta dos 51 anos).
Quando um bebé do sexo feminino nasce, já tem em seu corpo cerca de 400.000 ovos imaturos (oócitos). Eles são armazenados em seus ovários em sacos muito pequenos, cheios de fluido, chamados folículos. Quando ela entra na idade reprodutiva, começa a ter ciclos menstruais mensais. Durante cada ciclo, o ovário liberta um ovo, que pode vir a juntar-se com o espermatozóide de um homem e dar início a uma gravidez.
O desenvolvimento e a libertação do ovo dependem de um delicado equilíbrio de hormonas: substâncias químicas que sinalizam para que os órgãos do corpo realizem determinadas atividades. Alguns desses hormonas são produzidos nos ovários. Outras provêm de duas glândulas situadas no cérebro, o hipotálamo e a hipófise.
Fertilidade em Homens
Para os homens, fertilidade significa a capacidade de engravidar uma mulher.
Para fazer isso, o sistema reprodutivo do homem precisa produzir e armazenar espermatozóides. Ele também necessita de transportar os espermatozóides para fora do corpo, de modo que eles possam entrar no aparelho reprodutivo da mulher.
Os órgãos que produzem os espermatozóides são chamados testículos.
Normalmente, um homem tem dois testículos, localizados no escroto, bolsa de pele que fica atrás do pénis. No interior de cada testículo há muitos órgãos delicados, denominados túbulos seminíferos. É aí onde os espermatozóides se desenvolvem. Quando um indivíduo do sexo masculino passa pela puberdade,os seus espermatozóides é renovado a cada 72 dias aproximadamente.
Infertilidade é a capacidade diminuída ou ausente de gerar uma gravidez. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os métodos clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição de infertilidade. Infertilidade é, portanto, frequentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais sem utilizar métodos contraceptivos não ocorre a gravidez.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home